Você sabe o que é SGA?

Sistema de Gestão Ambiental ou simplesmente SGA é um processo que tem como objetivo resolver, mitigar e prevenir problemas de caráter ambiental em companhias. O principal objetivo da implementação deste modelo no ambiente corporativo é proporcionar o desenvolvimento sustentável da organização, fator fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa no mercado atual.

Saiba tudo sobre o SGA, seus principais benefícios para a companhia e como você pode aplicá-lo na sua empresa:

O que é SGA?

Segundo prevê a norma ISO 14001 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é responsável por regulamentar o sistema por meio do estabelecimento de requisitos de implementação e operação, o SGA pode ser definido como parte do sistema de gestão que abrange a estrutura organizacional, práticas, responsabilidades, processos, procedimentos e recursos para elaborar, aplicar, revisar e manter a política ambiental de uma companhia. Empresas de qualquer porte podem implementar o SGA, melhorando seus produtos, processos e imagem perante o mercado.

Os benefícios da implementação do sistema

São diversos os benefícios de implantar o Sistema de Gestão Ambiental. Entre eles está a melhoria significativa na administração de recursos humanos, materiais e energéticos, o que impacta positivamente, inclusive, nas finanças da empresa, com possível redução das contas de luz e água. Redução de riscos de acidentes ambientais e sanções ambientais, além de fortalecimento da imagem da organização junto aos stakeholders, como clientes, fornecedores e até mesmo entre os funcionários.

É preciso levar em consideração ainda que é cada vez maior o número de clientes que dão preferência por consumir os produtos e os serviços de empresas ambientalmente e socialmente responsáveis. Ter este perfil também ajuda a companhia a obter financiamentos com maior facilidade devido ao seu bom histórico social e ambiental.

Como implantar o SGA na sua empresa?

São quatro as fases do processo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental na empresa. Na primeira, é preciso definir e comunicar o processo. É possível fazer isso gerando um documento de trabalho que detalhe as bases do projeto para implantação do SGA. Na segunda etapa é realizado o planejamento, fazendo a revisão ambiental inicial e organizando como será o sistema na companhia. É na terceira etapa que o Sistema de Gestão é efetivamente implementado. Na quarta e última etapa acontece a auditoria e certificação. Uma vez que o Sistema de Gestão Ambiental tenha sido implementado é possível dar início aos trâmites para a certificação.

A busca pela sustentabilidade e o aumento da conscientização ambiental têm feito com que um número cada vez maior de empresas busquem certificações e regularizações de seus processos perante a lei. Mais do que um diferencial, implementar um SGA nas organizações é essencial para as companhias se manterem competitivas no mercado.

Para ter sucesso na implantação do SGA é preciso ter em mente que é fundamental seguir as metas estabelecidas com comprometimento, respeitando cada fase do processo, e contar com a valiosa ajuda dos funcionários, que têm que estar envolvidos neste objetivo desde o início.

E a sua empresa, possui algum certificado ambiental reconhecido? Está pensando em implementar um SGA? Compartilhe ideias e dúvidas com a gente!

Categoria: Desentupidora, destaque | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *