Tudo sobre Moscas

Existe coisa mais chata do que moscas rondando a mesa enquanto a família está comendo? Ou ter que ficar espantando o inseto que cisma em voar em volta da sua cabeça quando está conversando ao ar livre? Além de serem uma das pragas que mais incomodam no dia a dia, elas são responsáveis por doenças, como a gastroenterite, que é uma infecção que ataca o sistema gastrointestinal e causa incômodos como diarreia, vômitos e cólicas intestinais. Saiba mais sobre esta praga e confira dicas para evitar sua presença no dia a dia.

Principais características

Muita gente acha que o universo da praga se restringe ao tipo doméstico, relativamente pequeno, de 10 milímetros a 14 milímetros na fase adulta e que é comum no ambiente urbano. Ledo engano. São mais 150 mil espécies de moscas distribuídas por todos os cantos do globo. O inseto vive em torno de 30 dias e é atraído por odores. Uma mosca voa de mil a 3 mil metros em apenas 24 horas.

O que comem e como se desenvolvem

Independentemente de serem larvas ou adultas, as moscas não são lá muito seletivas com os alimentos que consomem: vão de excrementos a sangue, passando por carne em decomposição, frutas e até mesmo madeira! Responsáveis pela transmissão de diversos micro-organismos, que contaminam alimentos e utensílios, entre outros, as moscas precisam de condições adequadas para se desenvolver, com ampla oferta de alimento, um lugar em que possam depositar seus ovos e proteção contra predadores. As pragas, em geral, encontram as condições ideais para o desenvolvimento em lixeiras e outros locais que contêm dejetos.

A importância da limpeza

Onde há lixo e sujeira, há mosca. Nunca acumule dejetos e, caso tenha animais de estimação, como cães e gatos, fique atento às fezes dos bichos, mantendo a área sempre limpa para evitar que as pragas se sintam atraídas pelo odor.

A cozinha é um espaço que também merece atenção: a pia deve estar sempre impecável, os azulejos devidamente desinfetados e o lixo deve ser colocado para fora pelo menos uma vez por dia. Outra medida importante é sempre limpar o local em que preparou ou fez uma refeição, evitando migalhas e restos de comida que possam atrair as moscas. A limpeza também pulveriza o cheiro dos alimentos, confundindo as pragas e as mantendo afastadas.

Manutenção da casa evita infestação

Canos e ralos também merecem sua atenção, já que se estiverem entupidos não adianta nada manter a casa limpinha: as moscas se sentirão atraídas pelo cheiro. Verifique o estado da sua tubulação e, se for o caso, chame uma desentupidora para deixar tudo funcionando perfeitamente.

Alimentos bem guardados sempre

Alimentos descobertos na cozinha atraem moscas. Nunca deixe a comida destampada na pia ou no fogão: guarde os alimentos embalados e, preferencialmente, em vasilhas com tampas. Assim você evita todo e qualquer risco de contaminação.

Mantenha sua casa limpa, livre de poeira, lixo e outros dejetos e diminua consideravelmente a presença destas pragas tão desagradáveis e perigosas para sua saúde e de sua família. Boa sorte!

Categoria: Controle de Pragas, destaque | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *