Saiba como organizar sua despensa para evitar insetos

É fundamental que sua despensa (ou o local onde você guarda seus alimentos) esteja sempre limpa e organizada. Com isso, você garante que tudo sempre estará bem conservado e evitará a perda de alimentos e o aparecimento de carunchos.

As vovós já ensinavam que para evitar insetos no armário de comidas temos que colocar uma folhinha de louro em cada prateleira e para evitar a umidade, colocar um pedaço de carvão, trocando-o a cada 4 meses.

Mas será que só as dicas da vovó são suficientes para garantirmos que tudo ocorra bem na manutenção dos alimentos? Veja agora algumas dicas para manter sua despensa sempre limpa, organizada e sem a presença de insetos:

Que bichinhos são estes que aparecem de vez em quando?

Os carunchos, também conhecidos como gorgulhos, são bichinhos que se alimentam de celulose (madeiras, cereais, farinhas, farelos, feijões, arroz, etc). Estes bichos não transmitem doenças e quando a infestação é descoberta no início, eles não são capazes de estragar ou alterar o gosto dos alimentos.

Quando aparecem em pequenas quantidades, para não perder a comida, coloque o alimento em uma vasilha e cubra-o com água. Depois enxágue e escorra. Repita o procedimento algumas vezes: os carunchos irão boiar e podem ser eliminados com facilidade.

Como evitar que os carunchos apareçam

Os alimentos devem ser guardados em locais limpos e secos. Depois que você abrir alguma embalagem, lembre-se de fechá-la bem.

Checar a data de validade de cada alimento também é importante e na hora de armazená-lo atente-se para colocar o que vence primeiro na frente, de modo que seja usado antes.

De cima pra baixo, limpando tudo!

A limpeza nos armários deve ser feita de cima pra baixo, sempre. Assim, a sujeira vai caindo e tudo ficará limpo ao final. Uma faxina geral e periódica ajuda a manter a despensa livre de insetos e a verificar a validade dos alimentos, evitando o desperdício.

Uma mistura de vinagre branco com água é uma ótima solução para limpar armários que armazenam alimentos. Depois da limpeza, é legal forrar os armários com papel ou folhas de cortiça, evitando o mau cheiro e ajudando na conservação do local.

Organizando a despensa

Os alimentos precisam estar em um ambiente arejado, fresco, livre da incidência do calor e do sol. O ideal é que os cereais e seus derivados sejam guardados em potes fechados para evitar o aparecimento de carunchos. Caso não seja possível, é importante manter as embalagens sempre bem fechadas.

Os chás devem ficar longe dos alimentos com cheiro forte e que absorvem o aroma, como o café, e os temperos devem ser separados em frascos individuais.

Antes de guardar os alimentos, limpe as embalagens, principalmente os enlatados e engarrafados. Um pano com álcool ajuda nesta tarefa. Passar um pano úmido e depois um seco ajuda a conservar a despensa limpa e livre de insetos.

Não se deve guardar no mesmo local os produtos de limpeza e as comidas.

Manter sua despensa sem insetos não é difícil, mas requer organização e dedicação para deixar tudo sempre organizado. Sabemos que as pragas podem proliferar, mesmo contra a nossa vontade e nossos esforços.

Caso tenha alguma dúvida de como proceder com o aparecimento de carunchos e outras pragas, escreva para gente! Fique de olho nas dicas do nosso blog e até a próxima!

Categoria: Controle de Pragas, destaque | Tags: .

Comments are closed.