Quais as vantagens do hidrojateamento?

A utilização de água a uma pressão controlada pode ser usada para a limpeza de diversos tipos de superfícies e equipamentos. Em uma comparação com a vida cotidiana, o hidrojateamento funciona como as máquinas domésticas de disparo de jatos de água sob pressão, porém, em uma escala muito maior, potente e estruturada, chegando a 25.000 psi.

Como fonciona o hidrojateamento?

O hidrojateamento é um método de desobstrução e limpeza que utiliza apenas água e alta pressão. Usando as propriedades solventes da água e a força física da pressão, a técnica é indicada para desentupimentos difíceis, assim como limpezas profundas, como remoção de tintas e resíduos químicos. As tubulações e sistemas hidráulicos são partes essenciais do sistema produtivo de muitas indústrias, assim como a manutenção de alguns equipamentos livres de resíduos e outras impurezas. Por isso, o hidrojateamento pode ser tão relevante.

Qual o equipamento usado?

Geralmente, o hidrojateamento é feito utilizando bombas de alta pressão, um motor específico, tanque com reservatório de água potável instalado sobre uma estrutura que permita a locomoção. Além dos operadores, todos com equipamentos de proteção individual (EPI) adequados.

Para que serve o hidrojateamento?

Dentre as várias aplicações possíveis do sistema de hidrojateamento, pode-se destacar a limpeza de: redes de esgotos, caixas de gordura, poços, áreas alagadas, redes de água potável, caixas d’água, colunas de destilação, caixas de inspeção, caldeiras, fossas, controle de pombos, controle de morcegos, controle de outras pragas, desratização, dedetização, desintetização, canaletas, condensadores, desgaseificação de tanques, desobstrução de dutos, condutores de saída, resfriadores, roletes, limpeza e desobstrução de galerias com utilização de porta bocais apropriada, PVS, tubulações e águas pluviais, entre outros.

A boa preparação das superfícies antes da pintura é essencial para garantir a durabilidade do trabalho. Com o hidrojateamento, a superfície metálica ou de alvenaria é mantida intacta enquanto todas as outras impurezas, como tinta, borracha, plástico ou outro material, são retiradas.

Quais as vantagens desse tipo de limpeza?

O hidrojateamento substitui principalmente o jateamento abrasivo. E, por utilizar somente água potável, esse é um sistema com inúmeras vantagens em relação ao tradicional:

  • Não expõe empregados a riscos relacionados a produtos químicos utilizados.
  • Não gera resíduos particulados e nem produz faíscas. Assim, pode ser usado em locais com risco de explosão ou em qualquer região rural e urbana.
  • É mais amigável com o meio ambiente.
  • Não danifica os equipamentos que estão sendo limpados.
  • Os EPIs específicos em constante pesquisa de aperfeiçoamento garantem segurança maior para os operadores.
  • Os graus de limpeza são mais profundos e garantem resultados melhores.
  • Quem usa o hidrojateamento?

    No caso do hidrojateamento industrial, todos os tipos de empresas que trabalham com equipamentos metálicos, tubos e de alvenaria podem utilizar os serviços de hidrojateamento. Portos, estaleiros, indústrias químicas, montadoras, aeroportos, refinarias, siderúrgicas, produtoras de papel, celulose e outras fábricas em geral. Basta que necessitem de limpar ou desobstruir determinada superfície ou equipamento.

    Os serviços de hidrojateamento podem ser usados tanto em ambientes industriais, comerciais e domésticos. Cada ambiente, com seus equipamentos e equipe específicos.

    Você já pensou em utilizar o hidrojateamento em sua casa ou empresa? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários.

    Categoria: destaque, Hidrojateamento | Tags: .

    Comments are closed.