O transporte da lama bentonítica e sua importância para a construção civil

A lama bentonítica, constituída basicamente por água e bentonita, que é uma rocha vulcânica, é amplamente utilizada na construção civil com o objetivo de proporcionar a sustentação do solo em escavações de fundações. O material é bombeado para dentro da cavidade e, por efeito da agitação, sai de sua forma gelatinosa, quando em repouso, com ação anti-infiltrante e passa a ficar com aspecto mais fluido. A coluna de lama bentonitíca exerce sobre as paredes do buraco uma pressão, ao preencher os vazios e adquirir rigidez, o que passa a impedir o desmoronamento das paredes da cavidade e dispensando-se o uso de revestimentos. Daí, sua extrema importância para as edificações. Mas qual seria a relevância de seu transporte até o local das obras?

O correto transporte da lama bentonítica

O traslado da lama bentonítica precisa ser feita com muito cuidado, em caminhões especiais, até chegar ao canteiro de obras e permitir o bom prosseguimento das sustentações calculadas para a construção. Além dos corretos equipamentos e veículos para transportar o material até seu destino final, as equipes envolvidas deverão ter o conhecimento apropriado de como manusear, retirar e fazer passar a lama pelos tubos de acesso ao local de armazenamento.

Todo esse processo deve ser acompanhado por pessoal especializado e seguir recomendações rígidas, para que ninguém entre em contato com o material durante o caminho e no próprio local da construção. A falta de informação das indicações específicas para o transporte de lama bentonítica pode gerar implicações bastante sérias, como acidentes, contaminação e erros quanto ao armazenamento do material.

Os problemas com o descarte do material

O uso da lama bentonítica nas fundações, apesar de bastante proveitoso, pode sair caro para a empresa construtora, principalmente por conta dos gastos aplicados ao descarte adequado de resíduos. Concluir essa medida é imprescindível, porque o material pode gerar um forte impacto ambiental, causando a morte de plantas e animais quando lançado no meio ambiente em grande quantidade e sem qualquer tratamento de precaução, eliminando seus resquícios tóxicos.

O tratamento adequado para o descarte da lama bentonítica

Qualquer obra que utilizar a lama bentonítica poderá depois eliminar o problema de descarte deste poluente, após a etapa de escavações e perfurações, cuidando para que não ocorram agressões ao meio ambiente. Basicamente, os resíduos poderão ser transportados para uma estação de tratamento específica ou para aterros preparados para receber o material ou ainda poderá ser empregado um tratamento feito com um pó químico reagente, o qual transforma a bentonita em flocos. A água que sobra do processo pode ser descartada normalmente ou reaproveitada em lavagem de equipamentos e uso em sanitários, por exemplo.

Você tem dúvidas de como fazer o correto transporte da lama bentonítica? Que tal conhecer as soluções que temos a oferecer par sua empresa de construção civil? A Loremi dispõe laudos comprobatórios a cada etapa do gerenciamento e do transporte até o local das obras, utilizando caminhões modernos e com sistemas de vácuo de extrema eficiência, além de proporcionar serviços de descarte dos poluentes resultantes, posicionando sua construção na categoria de ecológica e sustentável.

Categoria: destaque, Tratamento de esgoto | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *