O que é CADRI e como conseguir esse certificado?

Essencial para todas as empresas que se mostram preocupadas com o meio ambiente e procuram minimizar o impacto de suas atividades, o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental), cuja a emissão é feita pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), é um documento que libera e regulariza o encaminhamento de determinados tipos de resíduos aos locais que realizam o tratamento adequado dos mesmos.

Quais são os tipos de resíduos que necessitam do CADRI?

São dois grupos de resíduos que necessitam do CADRI. O primeiro grupo estão incluídos os resíduos pertencentes a Classe I, classificados como perigosos por oferecerem risco à saúde e ao meio ambiente. Tais resíduos são também inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos e tem a característica da patogenicidade. Já o segundo grupo é composto pelos chamados de resíduos de Classe II, classificados como não inertes, biodegradáveis, combustíveis ou solúveis em água.

Quais são os documentos necessários para a emissão do Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental?

Primeiramente, para dar entrada na documentação deve-se solicitar um documento que contenha todos os dados da empresa. Trata-se do mesmo documento utilizado para qualquer outro pedido de licença, pareceres e certificados.

São necessários também o MCE — Folha adicional, um documento em que se especifica todos os dados sobre geração, composição e destinação de resíduos industriais, e a Carta de Anuência, documento emitido pela empresa que recebe o resíduo provando que a mesma está preparada para o trabalho.

Há ainda documentos complementares que podem ser solicitados eventualmente pelo órgão responsável, tais como: uma licença específica do órgão ambiental do estado de destino, se caso os resíduos forem tratados em outro estado da federação; e uma procuração para comprovação do representante legal da empresa e alguns outros documentos no caso da empresa se encaixar nos títulos de Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte ou Microempreendedor Individual (MEI).

Não se esqueça também de cobrar o certificado da empresa que receberá e tratará os resíduos.

Após ter os documentos citados em mãos, como conseguir o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental?

É preciso juntar aos documentos acima citados algumas informações laboratoriais sobre os resíduos e levar todo o material à CETESB.  Com a documentação entregue e protocolada, o prazo estimado para análise do pedido e a emissão final do CADRI é de 30 a 60 dias. Após a emissão, o descarte é agendado e o trabalho de coleta e de tratamento dos efluentes é realizado.

Existem empresas especializadas como a Loremi, que está apta em prestar consultoria desde o início do pedido de emissão do Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental, passando também pelo processo de transporte e tratamento. Nosso trabalho está apoiado em auxiliar você a obter o certificado da maneira mais eficiente possível.

Para conhecer mais dos nossos serviços de análises laboratoriais, laudos e consultoria para a emissão de certificados e outros documentos, acesse o nosso site!

Ainda ficou com alguma dúvida de como conseguir o CADRI? Comente com a gente utilizando o campo de comentários!

Categoria: destaque, Limpeza de Fossa, Tratamento de Efluentes | Tags: .

Comments are closed.