Desmistificando mitos sobre desentupimento de pias

É comum quando acontecer algum eventual bloqueio dos encanamentos na cozinha, no banheiro, na área de serviços ou em outras pias e tanques de uma residência, os moradores se esforçarem para resolver tudo sozinhos.

As pessoas tentam aproveitar várias técnicas de sabedoria popular e ingredientes caseiros para solucionar os problemas, mas na realidade não sabem que muitas vezes até pioram a situação. Isso acontece, sobretudo, porque nem sempre se consegue identificar com precisão o que está obstruindo os tubos do sistema de escoamento. Existem aplicações distintas para solucionar determinados problemas como em casos de gordura, fios ou objeto entalados na tubulação, por exemplo. Que tal descobrir agora alguns mitos sobre o desentupimento doméstico?

Usar só água quente desentope a pia?

Este é um dos grandes mitos do desentupimento feito por não profissionais. Verdadeiramente, a água quente pura ou misturada com bicarbonato de sódio, até pode ajudar a dissipar alguns materiais, como a gordura de alimentos ou restos de sabonetes, mas, em geral, a retenção nos tubos traz muitos outros materiais agregados e a água fervendo não bastaria para tirá-los do canal.
Jogar refrigerante ajuda a desentupir?

O refrigerante também ajuda a decompor alguns restos de comida, especialmente as partes mais gordurosas, porém não produzem nenhum efeito sobre cabelos, fiapos de roupa, pelos de animais e objetos que tenham passado pelo sumidouro da pia ou tanque. Dependendo do tipo de obstrução, o açúcar contido nessas bebidas podem até piorar o congestionamento, visto que esses resíduos podem grudar no material e avolumar o bloqueio.

Bicarbonato de sódio e vinagre melhoram a situação?

Esta mistura, como as anteriores, não consegue desobstruir a tubulação na maioria dos casos porque não dissolve qualquer tipo de resíduo alimentar e nada fazem com outros materiais.

Usar arames pode ser uma boa solução?

Realmente, o arame ou algum objeto pontiagudo pode empurrar os materiais na tubulação, vindo a desobstruir o cano. Mas há vários problemas nesta técnica, o principal deles é arranhar a parede interna do tubo, de maneira que possa rasgar ou perfurar o canal. Deste modo, caso se consiga resolver o entupimento, ganha-se um vazamento. Outro transtorno seria deslocar o alimento ou objeto que está obstruindo o escoamento da água, mas não o suficiente para ele seguir o sistema e ir embora. Assim, apenas afastaria a obstrução para mais baixo, tornando ainda mais difícil de resolver o desentupimento.

E jogar soda cáustica, serve?

Além de ser um processo mais perigoso, já que a mistura dessa substância com água libera gases tóxicos e exige da pessoa que estiver manuseando o uso de luvas e máscara, seu efeito não é tão poderoso quanto se imagina.

A soda cáustica até dissolve alguns materiais orgânicos, mas não consegue ter efeitos positivos, como nos casos anteriores, sobre outros materiais.

Se você se deparar com um entupimento que não seja fácil de se resolver sozinho, não se esquive de chamar um profissional técnico de uma empresa especializada neste assunto! Não corra o risco de piorar a situação pensando que vai economizar. O serviço de desentupimento em ambiente doméstico pode custar muito menos do que você imagina, e pode evitar muita dor de cabeça no futuro.

E você, já usou alguma das técnicas acima e não resolveu o problema de obstrução de sua pia e encanamentos? Conte como foi para gente!

Categoria: Desentupidora, destaque | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *