Controle de Pragas feromônios

Controle de pragas por feromônios
O uso de pesticidas, como o DDT e outros, para o controle de pragas na agricultura não só resulta na contaminação do solo e da água como também deixa de ser eficiente a longo prazo. A resistência das pragas a esses pesticidas tem sido um fenômeno cada vez mais observado. Com frequência as pragas tornam-se resistentes aos pesticidas ou então se tornam mais abundantes depois que o produto se dissipa, já que seus inimigos naturais também são destruídos pelos pesticidas. Além disso, uma praga eliminada por esse processo pode ser substituída por outra, mais resistente.

Com o objetivo de desenvolver um controle mais eficiente de pragas, sem causar alterações ambientais, os cientistas estão produzindo uma nova geração de pesticidas baseada no uso de feromônios sintetizados naturalmente por esses animais. Osferomônios são substâncias usadas na comunicação química entre os animais, muitas vezes agindo como “atrativos sexuais”. No artigo Você sabe o que são feromônios?, explico de forma mais detalhada essa substância. Será importante que você o leia!

Controle de Pragas feromônios
No caso dos insetos, as fêmeas produzem feromônios capazes de atrair os machos de suas espécies que estejam a até 5 km de distância. Sabendo desse processo natural de atração, com a ajuda desses feromônios o ser humano pode capturar os machos de insetos, interrompendo a reprodução e reduzindo a população. Além de não causar prejuízos ao meio, esse processo tem outra vantagem: cada feromônio atrai apenas indivíduos da espécie que o produziu, portanto é altamente específico.
Categoria: Uncategorized | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *