Conheça alguns truques para limpar seus tapetes de maneira eficaz

Os tapetes fazem parte da decoração de muitas residências. Eles agregam estilo, charme e beleza, além de terem diversas funções interessantes como trazer aconchego, calor e evitar arranhões no piso.

Entretanto, para que os tapetes estabeleçam suas funções sem comprometer a nossa saúde, é preciso ter alguns cuidados, pois eles podem, com o passar do tempo, juntar muita sujeira e poeira, sendo bastante prejudiciais para pessoas que têm rinite alérgica, sinusites ou problemas respiratórios. Por essa razão, devemos deixá-los sempre limpos e em bom estado de conservação.

Para remover ácaros e partículas de sujeiras existem alguns truques que podem ajudar. Confira no post de hoje algumas dicas para você manter esta peça decorativa sempre limpa e bonita!

Sempre higienize seus tapetes com aspirador de pó

As atitudes corretas para deixar os seus tapetes bonitos e saudáveis começam antes mesmo da limpeza. Você precisa passar o aspirador de pó com regularidade pelo menos uma vez por semana nas peças. E isso vale para todo tipo de tapete, pois é o aspirador que vai retirar, além de ácaros e partículas de poeira, os pelos que forem soltando do próprio item de tapeçaria.

A seguir vamos dar um passo a passo para você higienizar os seus tapetes do modo mais prático possível. É importante lembrar que alguns materiais de tapete não permitem a lavagem com água e sabão. É preciso fazer uma lavagem a seco (sem água) para não estragar o tecido.

Acerte na lavagem: passo a passo completo

1º Escolhendo o local adequado

Para começar a higiene dos seus tapetes você precisa escolher um local amplo e bem arejado para fazer a limpeza sem problemas. Terraços e quintais cumprem bem essa função. Uma ótima dica é escolher dias quentes para que a secagem da peça seja mais rápida.

2º Preparando a solução

Em um balde, você deve misturar água, detergente neutro (jamais use sabão em pó, pois ele além de ter efeito corrosivo, pode acabar impregnado no tecido) e um pouco de vinagre.

3º Fazendo a limpeza

Depois disso, você deve selecionar uma escova macia ou uma esponja a depender do material do tecido para aplicar o produto e ir limpando a superfície do tapete. Nem pense em utilizar uma vassoura para fazer a higienização. Elas podem danificar o material ou até mesmo rasgá-lo! No momento da limpeza é preciso controlar a força para não danificar o tapete.  

4º Enxaguando

Depois de bem esfregado, é hora de fazer o enxágue com água em abundancia. Certifique-se de que todo o sabão foi retirado, pois se ficar alguns resíduos eles podem criar manchas. O sol pode ter o mesmo resultado, ou seja, para que eles sequem por completo você precisa deixá-lo em local arejado, mas na sombra.

Nem sempre é possível fazer uma limpeza satisfatória do seu tapete, seja pelo material do tecido ou por não ter tempo ou espaço para fazer a limpeza. Por isso, é válido contar com ajuda de empresas especializadas. Elas fazem toda a higiene com produtos e procedimentos corretos, deixando o seu tapete limpinho e livre de ácaros!

Os tapetes deixam qualquer decoração mais elegante e estilosa, mas precisam ter cuidados e atenção para não prejudicarem a saúde das pessoas! Siga nossas dicas e continue navegando aqui no blog!

Categoria: dedetizacao, destaque | Tags: .

Comments are closed.