Como desentupir uma pia?

Na rotina da residência, pode acontecer de uma pia, seja a da cozinha ou a do banheiro, ficar entupida, por conta de receber no encanamento restos de alimentos, resíduos gordurosos, cabelos e materiais diversos, como fiapos de roupas e fio dental. É importante que as pessoas se conscientizem que os materiais devem ser descartados nos lugares certos, mas é certo que, às vezes, alguns objetos e resíduos até escorregam sem querer das mãos sobre o recipiente da pia, e isso atrasa e até impede a boa continuidade dos afazeres domésticos. Você sabe como desentupir uma pia? Descubra algumas maneiras para livrar-se deste problema.

O método do desentupidor de borracha

Este utensílio doméstico é bastante tradicional, e para aproveitá-lo da melhor maneira deve-se encher a pia com água quente. Depois, posicione a parte de borracha do desentupidor sobre o ralo, e mova-o para cima e para baixo, repetidamente. Afaste-o da abertura do ralo, e verifique se a água começa a escoar. Repita o procedimento até que o líquido esteja descendo de forma contínua.

O método do vinagre com bicarbonato de sódio

Se houver água parada dentro da pia, retire-a totalmente antes de improvisar esta operação. Despeje uma xícara de bicarbonato de sódio dentro do ralo que leva ao encanamento que está entupido, forçando o produto até entrar completamente no caminho. Depois, derrame outra xícara contendo vinagre na abertura. Deixe a mistura agir sob o material que está impedindo a fruição da água na pia por pelo menos cinco minutos. Finalmente, esvazie quatro ou cinco xícaras de água fervente sobre o ralo, e veja se a água desce normalmente. Se notar que a água está descendo melhor, mas ainda existe obstrução no canal, repita a intervenção.

O método da soda cáustica

Esta é uma intervenção bastante eficiente para dissolver gorduras e alguns restos de alimentos dos canos. Porém, o manejo do produto é perigoso, tanto pela inalação, ingestão ou a partir do simples contato com a pele ou com os olhos. É conveniente usar itens para proteção, como luvas, óculos e roupas que cubram certas partes do corpo. O procedimento é simples: basta misturar bem de uma a quatro colheres de sopa do material a cinco litros de água fervente, e depois despejar aos poucos no ralo da pia.

O método da remoção do sifão

Este é um procedimento um pouco mais complicado, e vai demandar o uso de ferramentas. De início, deve-se colocar um balde sob as tubulações, com o objetivo de receber a água que poderá escorrer desta operação. Extraia a parte removível do sifão, que é um tubo curvo, em formato de “S”, usando uma chave inglesa para desprender as conexões. Escorra a água armazenada no tubo dentro do balde. Finalmente, verifique se existem detritos ou objetos dentro do canal, de modo a obstruir a passagem normal de água. Remova-os e limpe bem o interior do compartimento. Recoloque o sifão no lugar, gire a torneira da pia e observe se tudo voltou ao normal, com o escoamento de água acontecendo de forma contínua. Se com isso o entupimento não tiver sido solucionado, o problema pode estar nos canos dentro da parede, o que faz do seu caso uma ocorrência bem mais complexa.

Portanto, se o entupimento de sua pia for algo mais sério e nenhuma das dicas acima funcionar, você poderá contar com os serviços da Loremi. A empresa oferece várias soluções para serviços de desentupimento e limpeza, contando com profissionais especializados e técnicas certeiras.

Você está tendo ou já teve algum problema deste tipo? Fale conosco!

Categoria: Desentupidora, destaque | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *