Como a limpeza preventiva de fossa pode ajudar seu comércio

Saiba que uma adequada limpeza de fossas é o expediente de higienização que vai garantir a melhor solução para o conforto e a segurança de seu comércio, além do correto descarte dos dejetos. Mas isso não deve ser deixado para ser realizado na última hora, como um recurso de emergência, quando eventuais problemas começarem a aparecer. O melhor a ser feito é um bom e rigoroso programa de ações de saneamento, a fim de que sejam realizadas limpezas preventivas, periodicamente, em seu estabelecimento. Observe alguns exemplos do que você poderia evitar tomando esses cuidados.

Fazer o escoamento mais rápido da água

A falta de manutenção no sistema hidráulico e de esgotos pode, com o tempo, ocasionar leves entupimentos ou bloqueios nos tubos por onde passam a água, detritos humanos e os demais resíduos. Se houver falta de limpeza ou esta for feita de maneira inadequada, os vestígios poderão bloquear o escoamento de água nos canais provenientes dos vasos sanitários, ralos, tanques e pias.

Prevenir transbordamentos dos resíduos sólidos

A fossa consiste em um reservatório impermeável que encerra o esgoto bruto em seu interior, deixando passar os resíduos líquidos para a rede pública de coleta. A alta concentração de resíduos sólidos pode, com o tempo, se não houver a limpeza adequada e no momento certo, gerar o transbordamento do material, geralmente vencendo a vedação da tampa do depósito.

Evitar o entupimento nas tubulações e encanamentos

Outra decorrência que pode advir da concentração dos resíduos brutos é o entupimento dos canais, já que sua acumulação pode levar o material não descartado para dentro dos canos da rede de esgotos, de maneira a entupi-la. Pior do que o escoamento lento das águas é a sua total falta de vazão, o que pode impedir o funcionamento do comércio e suas rotinas normais de trabalho.

Impedir o mau cheiro

Ainda que as operações do ponto comercial não estejam prejudicadas, a falta de limpeza das fossas poderá proporcionar um espantoso mau cheiro na localidade, originada pelo enorme ajuntamento do material residual. Isso poderá afugentar os clientes do estabelecimento.

Prevenir o surgimento de pragas urbanas

Mais resíduos e detritos no local significam, com certeza, maior chance de aparecimento de insetos, como baratas e moscas, além de ratos e outros bichos que costumam se alimentar dos restos de comida e viver em ambientes com escassez de limpeza. Um episódio como este não só será bastante prejudicial para o prestígio do lugar, espantando a freguesia, como também poderá ocasionar doenças e contaminação de alimentos se o comércio lidar com atividade desta espécie.

Respeitar o meio ambiente

O descarte correto dos dejetos deve ser feito em local apropriado, e este procedimento é feito a partir da contratação de uma empresa que tenha mão de obra e serviço de alta qualidade para a tarefa de limpeza da fossa. O procedimento inadequado de descarte ensejará danos ao meio ambiente, riscos à saúde pública e, caso seja descoberto, multas e penalizações diversas para o estabelecimento infrator.

Por todas essas questões, vale a pena contratar uma empresa especializada para fazer uma varredura minuciosa em todos os pontos críticos em seu estabelecimento comercial, a fim de remover quaisquer resíduos e transportá-los adequadamente para uma estação de tratamento ou para o local indicado pela empresa contratante, desde que o traslado seja autorizado pelos órgãos pertinentes.
E você, o que está esperando para aproveitar os benefícios da limpeza preventiva de fossas em seu comércio?

Categoria: destaque, Tratamento de esgoto | Tags: .

Comments are closed.