6 problemas mais comuns que se pode ter com um entupimento

Quando uma tubulação ou cano fica entupido, torna-se um problema complicado em qualquer local, seja em casa ou no local de trabalho. Isso em geral acontece ao se jogar frequentemente resíduos inadequados em pias, ralos e vasos sanitários, por exemplo. Até o momento em que os canais são desobstruídos, muitas consequências podem acontecer, algumas bastante graves e muito maiores do que simples aborrecimentos decorrentes do entupimento. Você já teve problemas com entupimentos? Se nunca teve, conseguiria imaginar alguns desses problemas?

Não escoamento da água

Esta decorrência é uma das mais evidentes, até porque ela é o principal indício de que alguma coisa está errada com as tubulações, ou seja, que existe algum bloqueio à boa passagem dos líquidos pelos canos de escoamento ou esgoto. Essa problemática impede o uso adequado da pia, lavatório ou do vaso sanitário entupido, por exemplo, dificultando as atividades ligadas à higiene pessoal e às tarefas domésticas.

Infiltrações e rachaduras na parede

Dependendo ainda do grau de obstrução e da qualidade dos equipamentos das tubulações, como as vedações, juntas e materiais, poderão acontecer infiltrações dessas passagens, de modo a criar uma impregnação de água (e alguns detritos) na parte interna das paredes. Isso poderá ocasionar, ainda, rachaduras na parte externa e visível das paredes, soltar azulejos e danificar pinturas e coberturas.

Inundações

Nos casos ainda mais graves ou que não sejam consertados em tempo hábil, o problema pode crescer a ponto de gerar pesadas inundações no ambiente descuidado. A enxurrada de água talvez não surja da noite para o dia, mas, como não se sabe o limite dos espaços internos das paredes, de fato os moradores podem acordar um dia e deparar-se com um alagamento em sua casa ou apartamento.
Prejuízos materiais

Ter que quebrar a parede e trocar algumas tubulações pode ser algo de pouca monta, caso aconteçam inundações em cômodos de sua residência e a água chegue a danificar objetos que você aprecia e tenha dificuldade para substituir, desde documentos importantes até aparelhos eletrodomésticos. Isso sem falar na possibilidade de o contato com a água causar curtos ou pane elétrica, se os aparelhos estiverem ligados e a aproximação do líquido não for percebido a tempo.

Maus odores

Dependendo do que estiver obstruindo o escoamento correto da água, caso seja um material orgânico, este poderá se deteriorar cada vez mais com o tempo e provocar um cheiro ruim e constante no ambiente atacado ou odores extremamente desagradáveis que apareçam periodicamente. Isso será um evento desgostoso não só para sua circulação e da família, mas também se quiser receber visitas.
Interrupção no abastecimento de água

Em nível máximo de obstrução, caso esta ocorra nas tubulações de ingresso de água, e não nos tubos que fazem o escoamento, você poderá se deparar com outro grave problema: não poder receber ou usar água em alguma atividade doméstica ou de higiene, como em seu banho, na lavagem de pratos e alimentos, de suas mãos ou a descarga do sanitário.

O gasto com o desentupimento dos canos é pequeno quando o problema é visto e solucionado rapidamente. Portanto, é muito mais válido evitar problemas muito maiores com infiltrações, cheiro desagradável e estragos em seu lar, e resolver o quanto antes as obstruções em seus encanamentos.

E você, está com algum entupimento em casa neste instante?

Categoria: Desentupidora, destaque | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *