6 erros comuns que você deve evitar para não ter problemas com entupimento

6 erros comuns que levam a entupimentos

Encanamentos entupidos são uma grande dor de cabeça para qualquer pessoa. Além de prejudicarem a rotina da casa, as despesas para consertar esse problema costumam ser altas. Para que você não passe por esse tipo de situação, a melhor coisa a se fazer é adotar pequenas atitudes diárias capazes de evitar o entupimento. Confira abaixo alguns dos erros mais comuns que cometemos e saiba como evitar o problema.

Jogar lixo no ralo

O principal erro que leva ao entupimento dos canos de esgoto é usar os ralos como lixeira. Restos de comida, cabelo, absorventes e até fio dental são comumente descartados na pia, no ralo e nos vasos sanitários e levados para os encanamentos junto com a água. Muitos desses materiais não são biodegradáveis ou demoram para se decompor, o que causa a obstrução de toda a rede de esgotos e, consequentemente, muitos transtornos para os moradores.

Restos de óleos e gorduras também são bastante prejudiciais, visto que se solidificam no interior das tubulações e causam sérios danos a essas estruturas. Já papeis higiênicos, se jogados em uma quantidade compatível com o vaso sanitário, se decompõem na água e não causam entupimentos.

Usar substâncias corrosivas

Para tentar desobstruir os encanamentos, muita gente recorre a substâncias corrosivas, como ácidos e soda cáustica. Porém, além de não resolver o problema, esses produtos podem romper a tubulação, geralmente feita de PVC, e causar uma dor de cabeça ainda maior.

Usar objetos pontiagudos

Outra maneira comum de tentar desentupir pias e ralos é usando objetos pontiagudos. Apesar de aparentemente resolverem o problema, esses itens podem causar danos mais graves. A questão é que essas pontas danificam a estrutura dos tubos, causando fissuras por onde a água acaba escoando. Com isso, ao invés de seguir o destino adequado, o líquido se aloja no subsolo e pode até mesmo prejudicar a estrutura do imóvel.

Deixar os encanamentos sujos

Encanamentos de esgoto sujos são um prato cheio para os entupimentos. Para evitar esse problema, mantenha os canos limpos. Uma boa forma de se fazer isso é despejar água fervente e sabão em pó nos ralos uma vez a cada dois meses. Isso libera as placas de gordura no interior da tubulação e mantém seu funcionamento em dia.

Deixar as calhas bloqueadas

Calhas sujas também são um chamariz para entupimentos. Evitar esse problema é fácil: basta manter folhas, fuligens e demais sujeiras longe de redes, ramais, condutores, calhas e outros mecanismos que fazem a captação de chuva.

Lacrar caixas de inspeção

Não lacre as tampas das caixas de inspeção. O mais indicado é apenas calafetar o local com cimento branco e gesso. Assim, evita-se o mau cheiro do esgoto mas mantém-se a possibilidade de remover a tampa para verificar e fazer a manutenção das caixas.

Agora que você já conhece os erros que mais levam a entupimentos, reveja seus hábitos e adote novas práticas capazes de evitar esses transtornos.

E você, já teve problemas com entupimento? Gostou das nossas dicas? Compartilhe sua opinião com a gente!

Categoria: Desentupidora, destaque | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *