5 motivos que a sua empresa deve optar pelo tratamento de efluentes

O denominado tratamento de efluentes offsite é aquele destinado para empresas que não têm um espaço próprio para tratar dos substratos ou produtos danosos de seus processos, nem pretendem construir uma estação de tratamento de efluentes (ETE), muito embora cumpram com os rigores da lei para a boa destinação dos resíduos.

Quando não existe um espaço físico suficiente, disponibilidade de recursos financeiros ou grande volume de efluentes gerados que demandam a construção de uma ETE, por exemplo, o tratamento offsite é, sem dúvida, a mais pertinente escolha que a empresa poderia tomar.

Neste evento, os efluentes são coletados no local e posteriormente levados para estações offsite de companhias autorizadas pelos órgãos competentes, a fim de realizar todo o processo com total segurança, confiabilidade e dentro das normas de proteção ambiental.

Sua empresa está mais ou menos nessa situação? Que tal considerar algumas vantagens que poderão mostrar que o modelo pode ser a escolha certeira para você?

Total segurança nas operações

Ao contratar uma empresa credenciada e autorizada pelos órgãos públicos pertinentes ao setor ambiental, com certeza o gestor poderá contar com excelente assistência nos serviços de coleta e transporte dos efluentes, sem correr riscos de infringir nenhuma norma de proteção ao meio ambiente ou de cometer violações à fauna, flora e à saúde humana.

Desnecessidade de investimentos em tecnologia

Ao optar pelo tratamento offsite, a empresa contratada para o bom cumprimento do serviço é que deverá elaborar e perfazer as melhores soluções para seu caso, mesmo que os resíduos gerados por sua indústria sejam de alta complexidade ou periculosidade. Logo, quem contrata não terá qualquer gasto extra com equipamentos e processos. A tecnologia ficará por conta da empresa que for fazer o tratamento offsite.

Você saberá que está agindo dentro da lei

As empresas de alto nível operacional emitem ainda Certificados de Destinação de Resíduos, de modo que os contratantes fiquem cientes de que os resíduos passaram pelos tratamentos mais adequados e foram descartados obedecendo a legislação vigente.

Fique afastado dos efluentes perigosos

Seu local de trabalho poderá ficar protegido dos efluentes perigosos a partir da coleta racional e periódica dessas substâncias, quando a terceirizada para o serviço cumpre o armazenamento temporário dos resíduos de maior periculosidade. Esse é o caso ainda para aquelas situações em que a destinação de efluentes precisa ser realizada o quanto antes, mas os documentos de liberação do processo não atendeu ao respectivo órgão ambiental do município, Estado ou União.

Mantenha o foco no seu negócio

Terceirizar o tratamento de efluentes gerados por sua empresa permitirá que você mantenha o foco no seu negócio, sobretudo na parte administrativa, no aprimoramento das atividades e na gestão de estratégias de mercado para sua empresa ganhar mais clientes e fazer muito mais vendas.

Para solucionar as medidas de tratamento de seus efluentes é preciso colocar na balança os pontos positivos e negativos de todas as escolhas e levar em consideração fatores como local, transporte e documentação, e todos custos que os processos irão gerar para a empresa.

O tratamento offsite pode ser o mais ajustado para as atuais condições de sua indústria ou empreendimento, deixando sua empresa de acordo com a legislação ambiental e otimizando os procedimentos com os menores custos.

E você já pensou em adotar esse modelo em sua organização? Ainda tem alguma dúvida? Comente com a gente! Podemos te ajudar!

Categoria: destaque, Tratamento de esgoto | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *