5 mitos sobre os cupins que você tem que saber

A madeira é um item que traz estilo e elegância para qualquer residência. A grande maioria das pessoas não abre mão de ter móveis, pisos e por vezes até a utilizam nas estruturas das casas e apartamentos.

Porém, especialmente nas grandes cidades, convivemos com uma praga que pode atrapalhar muito quem investe nesse item em sua vida: o cupim. Principalmente quando o verão chega, eles se reproduzem com mais velocidade e invadem nossas janelas com tudo ao final da tarde.
E aí surgem aqueles furinhos desagradáveis e aquele pozinho tão típico que nos fazem temer pela qualidade de nossas madeiras. Quer conhecer um pouco mais sobre esses bichinhos e descobrir os principais mitos sobre os cupins? Confira no texto a seguir:

Cupim come concreto

Cupim gosta mesmo é de madeira! O máximo possível que esse bichinho faz é desgastar um pouco alguma estrutura de alvenaria ou algo do gênero, isso se a argamassa tiver pouca consistência. E mesmo assim, ele o faz para conseguir se deslocar e criar caminhos para se movimentar, buscando mais madeira ou um local mais abrigado. Mas consumir concreto? Jamais!

Cupim pode destruir uma casa de alvenaria

Para que os cupins consigam realmente destruir uma casa, ela precisa ser feita ou estruturada de madeira! E mesmo assim, madeira sem tratamento. Como já dissemos, os danos que eles conseguem fazer na alvenaria são bem leves e superficiais, não deixando nenhum imóvel em risco de ser destruído.

É impossível vencer a batalha contra os cupins

Muita gente acha que os cupins são invencíveis! Não é raro ver gente dizendo que quando uma casa ou apartamento está com uma infestação, não há muito que fazer. Mas isso é um erro: especialmente quando a presença deles for notada em fases mais iniciais, um trabalho de controle eficiente vai acabar com a praga e salvar a casa ou apartamento com infestações.

É importante frisar que esse tipo de serviço não deve ser feito por amadores: fuja de dicas caseiras, fórmulas mágicas ou aplicadores amadores. Isso além de pouco eficaz, pode acabar intoxicando os moradores e animais domésticos. Conte com os serviços de uma empresa especializada, pois eles poderão fazer uma avaliação precisa e decidir a melhor forma de controlar o problema.

Cupins são sempre prejudiciais

Como os cupins fazem muito estrago, não é raro encontrarmos gente que acha que eles são sempre prejudiciais. Mas a verdade é que isso só ocorre quando infestam casas e apartamentos, ou seja, nas áreas ocupadas pelos homens. Quando eles se encontram na natureza, fazem parte da cadeia alimentar e possuem um papel fundamental nos processos de decomposição da matéria.

Cupim é tudo igual

Pode até parecer que sim, mas não são! Mesmo em ambientes urbanos, são várias as espécies, cada uma com suas características. As duas principais são o de madeira seca e o subterrâneo. Ambos exigem tratamentos distintos, o que reforça a importância de contar com ajuda especializada para exterminá-los.

Esses são alguns dos mitos que são difundidos por aí a respeito dos cupins. É importante conhecer o inimigo, pois quando eles invadem sua casa, você precisa de toda ajuda possível.

E você, já teve que lidar com os temíveis cupins na sua residência? Conte para gente suas dúvidas! Nós podemos te ajudar!

Categoria: Controle de Pragas, destaque | Tags: .

Comments are closed.