5 erros que você não deve cometer ao tentar desentupir uma pia

Muita gente não dá a devida atenção, tomando as medidas preventivas adequadas, para uma pia de cozinha ou tanque da área de serviços não entupir.
As pessoas só vão se dar conta do problema quando se deparam com os vários transtornos que esta situação acarreta. E, na hora que percebem que o pior está para acontecer — a obstrução do ralo por completo —, tentam a todo custo acabar com o entupimento.

Bem, é nesses momentos que você pode cometer vários erros e até mesmo piorar o problema. Veja, então, pelo menos cinco deslizes que você não deve fazer ao tentar desentupir os canos e sumidouros dos lavatórios da cozinha, banheiro ou área de serviços! Confira:

Não limpar o reservatório da pia

A primeira coisa a se fazer quando se percebe que a água não está escoando direito ou que a vazão de líquido simplesmente estacionou, é remover quaisquer restos de comida, pedaços de plástico, papéis ou outros objetos e resíduos sólidos (ou semissólidos) que estiverem na parte interna da pia. E isso deve ser feito colhendo o material diretamente com as mãos, com ajuda de um pano, luvas ou outras ferramentas, retirando-o do reservatório antes que passe para o ralo. Se os objetos entrarem no encanamento, certamente irá piorar o nível de obstrução.

Usar arames ou objetos pontiagudos

Quando artefatos delgados e mais incisivos são empregados para tentar deslocar ou extrair os objetos que estão impedindo o escoamento do líquido dentro dos canos, eles estão causando, na verdade, mais danos e acabam dificultando os problemas. Isso porque peças pontiagudas e robustas, caso sejam manuseadas com menor habilidade, podem causar fissuras nos canais e abrir pequenos rasgos nos tubos. A água até pode acabar escoando, mas o entupimento pode se transformar em um vazamento.

Usar produtos corrosivos

Muitas pessoas utilizam de substâncias corrosivas, como a soda cáustica e alguns tipos de ácido, para tentar desobstruir o encanamento. Só que, além de atacar os alimentos ou itens que estejam impedindo a passagem da água, tal ingrediente também vai agredir as paredes internas dos tubos, danificando a estrutura sobretudo se os condutos forem de PVC. Além disso, dependendo da substância, gases tóxicos para a saúde podem ser liberados durante a aplicação do produto.

Tentar desarmar o sifão da pia

O sifão é aquela peça curva que fica logo na saída da pia antes do encanamento entrar na parede. Não é tão complexo desengatá-lo para limpar, mas isso só deve ser feito se você tiver as ferramentas adequadas e a perícia mínima para cumprir o serviço. Com o sifão solto, é mais fácil limpar as sujidades acumuladas dentro da tubulação. Mas se você não souber o que está fazendo poderá danificar os canos e não conseguir remontar a tubulação.

Não pedir ajuda especializada

Talvez o maior erro na hora de desentupir uma tubulação doméstica seja continuar insistindo em tentativas infrutíferas de resolver sozinho o problema, aplicando várias medidas que podem agravar a situação e estragar ainda mais a infraestrutura de seu lar. Se você tentou usar o desentupidor de borracha e técnicas caseiras não agressivas como jogar água quente ou água sanitária, não deixe o problema se agravar e chame uma assistência técnica que seja especializada.

E você, já passou por problemas de entupimento em sua casa? Hoje em dia cumpre os cuidados de prevenção, mantendo os recipientes limpos e não jogando materiais sólidos dentro da pia? Conte-nos suas experiências!

Categoria: Desentupidora, destaque | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *