5 cuidados em obras para evitar o aparecimento de pragas

Pragas urbanas não escolhem hora nem lugar para aparecer. Baratas, ratos, cupins, formigas e aranhas são inimigos tanto de residências quanto de estabelecimentos comerciais e estão presentes em todas as épocas do ano, faça frio ou calor. Para combatê-las é preciso ter paciência.

Prevenção ainda é melhor forma de evitar o aparecimento destes bichinhos desagradáveis, principalmente em ambientes propícios para sua proliferação, como uma obra, seja em espaços fechados ou abertos. Confira nossas dicas para evitar esta dor de cabeça!

Mantenha o ambiente limpo
Quanto mais limpo estiver o local em obra, menor a probabilidade de aparecimento de pragas. É importante jogar o lixo no local adequado e em recipientes bem fechados. Outra medida importante é lavar e desinfetar o ambiente e as latas em que o lixo é jogado uma vez por semana, pelo menos.

Cuidado com frestas e rejuntes
Frestas no chão são locais perfeitos para o acúmulo de comida, como migalhas de pão e farelos de biscoito. Limpe bem estes espaços para evitar o aparecimento das pragas. Rejuntes de azulejos em mau estado de conservação também são excelentes esconderijos para insetos como baratas e formigas. Evite que estes bichos invadam sua obra renovando os rejuntes que tiverem falhas.

Não acumule papéis e caixas de papelão
As caixas de papelão podem ser usadas como esconderijo pelos mais diversos tipos de pragas, como ratos e baratas. Evite acumular qualquer entulho – inclusive papéis – na sua obra e mantenha o lugar sempre limpo e organizado. Não ofereça alimento e muito menos abrigo para estes visitantes indesejados.

Mantenha a caixa d’água sempre limpa
Manter a caixa d’água com a limpeza em dia e sempre bem lacrada é fundamental para evitar a presença de pragas como ratos na obra. Neste mesmo sentido, é muito importante colocar tela em todos os ralos disponíveis. Isto também ajuda a prevenir a entrada de pragas.

Não enterre madeira e restos de materiais de construção
Madeira e restos de materiais de construção são os alimentos preferidos dos temidos cupins subterrâneos, que oferecem sérios riscos ao bom andamento da obra e à preservação do patrimônio. Enterrar restos de celulose que foram frutos de obras é dar um alimento extra para esses terríveis insetos. Os cupins costumam penetrar pelas fissuras, alvenarias, conduítes elétricos tanto de rede de telefonia quanto de antena de televisão para alcançar a madeira, que é o seu alimento. E ainda, para evitar que a outra espécie de cupins – os alados – entrem no ambiente, apague as luzes e feche as janelas.

Prevenção é a palavra de ordem para evitar o aparecimento de pragas em sua obra. Oriente a todos os funcionários que estejam trabalhando no ambiente para manter o espaço limpo e organizado, evitando tudo o que possa atrair insetos como baratas, formigas e cupins. Reserve um espaço para as refeições e o mantenha sempre limpo e organizado. Faça uma inspeção mensal em itens como portas e janelas, que são porta de entrada para pragas. Limpeza deve ser prioridade, executada diariamente. Com essas dicas você evitará uma infestação e consequentes dores de cabeças.

E aí, o que achou de nossas recomendações? Quais outros pontos você acha importante lembrar para evitar o aparecimento de pragas em obras? Comente!

Categoria: Controle de Pragas, destaque | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *