4 produtos que podem ajudá-lo a desentupir pias e tanques

Alguns problemas simples podem acabar tirando o sono de muita gente quando se trata de assuntos domésticos, o entupimento de pias e tanques é um deles. O entupimento é causado pelo uso inadequado desses locais, como o deposito de restos de alimentos, fibras de roupas e pequenos resíduos. Esses resíduos se acumulam no cano que leva á água até a rede de esgoto, formando uma pasta que impede a passagem da mesma. Em alguns casos, a qualidade do encanamento e a forma como ele está instalado podem facilitar para o aparecimento de entupimentos.

Para os casos mais simples, existem alguns produtos que podem solucionar o problema sem a necessidade de contratar uma empresa especializada. Confira as nossas dicas para se livrar dos pequenos entupimentos que tiram o nosso sossego no dia a dia.

1 – Soda Cáustica

A soda cáustica (hidróxido de sódio) é um material altamente corrosivo, portanto só deve ser utilizado por adultos e com extremo cuidado. Ao manusear esse produto utilize luvas e óculos de proteção. Leia as instruções no rótulo antes de realizar a tarefa, coloque o produto no encanamento, deixe agir durante 10 a 15 minutos, depois abra a torneira e deixe a água correr livremente. Evite o contato com a pele.

2 – Bicarbonato de Sódio e Vinagre

Para entupimentos motivados por sobras de alimentos, o bicarbonato de sódio, aliado ao vinagre, possuem bons resultados. Despeje quatro colheres de bicarbonato de sódio no encanamento e logo em seguida coloque um pouco de vinagre. Espere escorrer e jogue água quente.

Esta medida, além de eficaz, é vista como uma receita que ajuda o meio ambiente, pois é feita de produtos biodegradáveis.

3 – Água

Em alguns casos a utilização de água com certa pressão já é suficiente para resolver problemas de entupimento. Encha uma garrafa pet com água e despeje o conteúdo diretamente no ralo da pia ou tanque, a pressão e velocidade da água serão responsáveis pelo desentupimento.

4 – Mangueira

Coloque uma das pontas da mangueira no ralo e empurre com cuidado, até encontrar  a barreira responsável pelo entupimento. Faça movimentos de vai e vem até que a passagem seja completamente liberada. A mangueira precisa ser resistente e flexível, para não causar danos à tubulação.

Para realizar as dicas acima é necessário que a pia ou tanque estejam vazios, portanto, se você identificou o entupimento durante o uso desses locais, esvazie-os antes de iniciar o desentupimento. Retire objetos, louças, roupas e toda a água com o auxílio de um vasilhame.

As nossas dicas irão te ajudar a se livrar dos pequenos entupimentos do dia a dia, mas é essencial prevenir, evitando o descarte de resíduos por essas vias. Caso o aparecimento de entupimentos seja recorrente, generalizado em vários pontos da casa ou ainda, você não consiga solucioná-los com as dicas acima, está na hora de procurar um especialista. Os entupimentos constantes podem causar desgastes na tubulação e formação de gases nas instalações, portanto não perca tempo.

Categoria: Desentupidora, destaque | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *