4 medidas para evitar o aparecimento de moscas e formigas em casa

Com a chegada do verão, o aparecimento de pragas urbanas como moscas e formigas aumenta muito. Apesar de parecerem inofensivos, esses pequenos insetos transmitem doenças graves, pois carregam vírus e bactérias que contaminam os alimentos. Porém, se livrar desses visitantes indesejados é fácil com a adoção de algumas medidas simples. Confira!

Cuide do seu lixo

Umas das principais medidas a serem tomadas para manter moscas e formigas longe de sua casa é cuidar bem do seu lixo. Ao entrar em casa, esses insetos buscam água, restos de alimentos e locais em que possam se abrigar, e no lixo é possível encontrar tudo isso.

É importante ter boas lixeiras dentro de casa, preferencialmente de plástico e mantê-las sempre fechadas. Esvazie-as periodicamente. Para a parte externa da casa escolha lixeiras altas e pesadas. Dessa forma você evita que animais como gatos e cachorros consigam de alguma forma abri-las, deixando o lixo exposto aos insetos.

Mantenha a pia da cozinha seca e sem resíduos

O simples fato de secar a pia após o uso reduz o aparecimento de moscas e formigas. Após a utilização e limpeza da pia, jogue água fervente e depois seque completamente. Isso ajuda a eliminar as bactérias.

Evite também deixar restos de alimentos sobre a pia, e lembre-se sempre de retirar a sujeira que se acumula no ralo.

Utilize o aspirador de pó como aliado

Por mais que nossa casa pareça estar limpa, pequenos resíduos de alimentos podem ficar alojados em sofás, pisos, cantos e móveis, e eles nem sempre são visíveis. Portanto, utilize o aspirador de pó semanalmente. Sua casa ficará ainda mais limpa e protegida das pragas.

Conte com as velhas receitas caseiras

Algumas receitas do tempo da vovó podem ser muito eficazes quando o assunto é controlar insetos. Conheça algumas:

  • Formigas: com o auxílio de uma seringa, aplique uma solução de água e detergente nos buracos por onde saem as formigas. Depois, tampe-o com sabão em barra. Borrifar água com cravo da índia nos locais onde as formigas mais aparecem também ajuda a espantá-las.

  • Formigas de plantas: regue suas plantas duas vezes por semana com uma solução de água e borra de café. Suas plantas ficarão protegidas.

  • Moscas: faça uma mistura com pimenta do reino e vinagre, coloque em um pires e deixe no local onde as moscas mais aparecem. Utilize naftalina próximo as lixeiras, assim o mal cheiro é evitado, afastando os insetos. Para se livrar do mosquito do banheiro, jogue água sanitária nos ralos.

Com medidas simples é possível espantar de uma vez por todas as moscas e formigas de sua casa. Siga nossas dicas e invista em uma boa limpeza e manutenção do seu lar!

No entanto, se sua casa está passando por uma grande infestação desses insetos é importante procurar um especialista. Não tente aplicar venenos ou outras substâncias tóxicas, pois elas causam danos à sua saúde e de sua família.

E aí, gostou de nossas dicas? Você tem alguma outra dica caseira ou experiência com o combate dessas pragas? Compartilhe conosco nos comentários!










Categoria: Controle de Pragas, destaque | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *