Atendimento Imediato

Central de Atendimento São Paulo
(11) 3925-6000
(11) 3922-3030

Pombos e Riscos a Saúde

Pombos e Riscos a Saúde


Potencial de doenças e parasitas

Mais de 60 doenças têm sido associadas com aves e seus excrementos. Aves podem ser anfitrião de uma série de ácaros, carrapatos e outros ectoparasitas que podem atacar pessoas.

Aves Urbanas promovem a transmissão de mais de 60 tipos de doenças, infecções e doenças. Edifícios infestados com pombos colocam em risco os ocupantes de edifícios, clientes e trabalhadores de manutenção em risco. Autoridades de saúde mundo estão agora também preocupado com uma possível epidemia por causa do vírus da gripe aviária que já matou 63 e agora está se espalhando.

Pombos Urbanos podem transmitir a doença em quatro formas:

1. inalação de poeiras contaminadas. (Muitas vezes trazido para dentro do prédio através de sistemas de tratamento de ar) 2. Transferência por parasitas. (Pulgas, carrapatos, ácaros e outros ectoparasitas) 3. O contato direto com fezes. 4. Comida e água contaminados com fezes.


Equipamentos de Ar Condicionado

Poeira contaminada é muitas vezes levados a um edifício através de equipamentos de ar condicionado. Com mais de sessenta doenças atribuídas às aves, é mais importante do que nunca para manter a cobertura de ar condicionado e aquecimento de aves equipamento higienizados.




Transferência por parasitas

Pulgas, carrapatos, ácaros e outros ectoparasitas prosperar e em torno de materiais de nidificação de aves e excrementos acumulados. Estas pragas, em seguida, se infiltrar edifícios e doenças transmitidas. Todos os excrementos das aves devem ser considerados resíduos perigosos!

Contato direto com fezes.

Excrementos de pássaros encontrados em qualquer lugar devem ser consideradas resíduos perigosos. Qualquer contato direto podem espalhar a doença.

Gripe aviária

A gripe aviária já infectou 116 pessoas, matou 63 e forçou o abate de 140 milhões de aves. autoridades de saúde do mundo temem que o vírus da gripe aviária serão transportados ao redor do mundo por aves migratórias, combine com um vírus humano e se transformar em uma cepa transmitida de humano para humano. O Governo dos EUA está desenvolvendo um plano para lidar com uma epidemia mundial que poderia matar tantos como 1,9 milhões de americanos.

A gripe aviária, também conhecida como H5N1, tem vários genes que se assemelham a “gripe espanhola” que matou 50 milhões de pessoas no final da 1 ª Guerra Mundial.As autoridades de saúde não estão preparados para tratar um surto mundial de gripe aviária inevitável humanos, os Estados Unidos Nações coordenador para a gripe aviária e humana, disse. O vírus da gripe de 1918 espalhou para seres humanos quando fezes de aves silvestres secas, pulverizadas e foi inalado por seres humanos.

“ Eu não sei quando. Eu não sei onde. Mas eu sei que ele virá em algum momento,”disse David Nabarro, chefe da ONU contra a gripe.

Contaminação de produtos alimentares e Manufacturado

Fezes, penas e restos de aves  podem contaminar os alimentos que estão sendo embalados, armazenados ou vendidos. Transferência de contaminantes pode começar em qualquer armazém e espalhar em qualquer lugar e é por isso que é tão importante para manter todos os edifícios pássaro livre.

Doenças

Doenças

Salmonelose – Doenças causadas por bactéria

Agente etiológico : Salmonella sp

A Doença no Homem

Os sintomas mais evidentes no homem são febre súbita, dor de cabeça, náuseas e vômitos. São observadas com frequência dores abdominais intensas e diarreia. Este tipo de infecção não é grave no adulto, mas pode, em determinados casos, apresentar riscos maiores em crianças e idosos. De modo geral, entretanto, o homem não é muito sensível à salmonelose transmitida pelos pombos.

A doença no Animal

Nos pombos, a doença pode provocar elevada mortalidade, principalmente nas aves jovens. As mais velhas, quando contaminadas, quase não manifestam a doença, sendo no entanto transmissoras da bactéria durante determinado período. Nos animais contaminados a salmonelose provoca lesões nas articulações ( com deformação nas juntas), diarreia (com dejetos moles e cor verde castanho), inflamação do sistema nervoso ( com problema de equilíbrio) e torção do pescoço.

Transmissão

Os dejetos expelidos pelos pombos contaminam diretamente o meio ambiente, a água e os alimentos. As fezes ressecadas podem ainda ser espalhadas pelo vento, contaminando objetos e pessoas.

Medidas preventivas e controle

Desinfetar os pombais regularmente, cuidando para que não se introduzam, na colônia, pássaros de outros locais sem antes passarem por um período de isolamento.
Eliminar as aves doentes e, se for o caso, tratar a colônia contaminada com antibiótico.
Não permitir, na cidade, concentração excessivas de pombos ao ar livre.

Outros animais transmissores

Cão, gato, rato , boi , aves, mosca, barata etc.

Ornitose – Doença causada por clamídia

Agente etiológico: Chlamydia psittaci

A doença no Homem

Os sintomas são poucos evidentes, manifestam-se sob a forma de gripe e febre de 1 a 2 semanas.

A doença no animal

Principia com secreção na região do bico e inflamação purulenta nos olhos. Com as narinas obstruídas, as aves respiram com o bicho aberto. A doença progride para bronquite, fazendo com que a respiração se torne ruídosa, atingindo posteriormente o fígado e o baço. Os animais debilitados e filhotes são os que mais correm o risco de morrer. A doença não produz imunidade duradora, podendo voltar a manifestar-se. Outras aves podem se tornar portadoras sadias da doença, contaminando as demais.

Transmissão

A doença é transmitida ao se inalar ar que contenha gotas de secreção de aves doentes.

Medidas preventivas e controle

  • Manter a adequada higiene do pombal, desinfetando regularmente as instalações.
  • Evitar a formação de colônias excessivamente numerosas.
  • Evitar, na medida do possível, entrar em contato com as secreções de pombos doentes.
  • Isolar as aves doentes.
  • Fazer higiene corporal após manipular os pombos.
  • Tratar preventivamente, com antibióticos, as criações desses animais.

Não existe, até o momento, registro de transmissão direta dessa doença entre os animais e ou entre os animais e o homem.

  • Outra zoonoses transmissíveis pelos pombos.
  • Toxoplasmose – doença causada por protozoário
  • Histoplasmose – doença causada por fungos
  • Encefalite letárgica – doença causada por vírus
  • Psitacose – doença causada por riquétsia
Outras doenças

A poeira dos ninhos e das fezes secas pode causar doenças como:

  • Ornitose: infecção pulmonar
  • Histoplasmose: infecção pulmonar
  • Criptococose: inflamação no cérebro – meninges
  • Salmonelose: infecção intestinal causada por alimentos contaminados
  • Alergias: os piolhos e as penas, além de incomodarem, causam sérias alergias

São patologias causadas por pombos:

Criptococose:
doença causada pelo fungo Cryptococus neoformans. É transmitida pela inalação da poeira contendo fezes secas de pombos e canários. Compromete o pulmão e pode afetar o sistema nervoso central, causando alergias, micose profunda e até meningite subaguda ou crônica. Seus sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação e confusão mental.

Histoplasmose:
t
ransmitida pela inalação do esporo do fungo Histoplasma apsulatum encontrado em fezes secas de pombos e morcegos. Causa uma micose profunda e seus sintomas variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, anemia, etc. É uma doença que vai depender do estado de saúde do indivíduo, podendo assim se desenvolver ou não.

Salmonelose:
causada pela ingestão de ovos ou carne contaminados pela bactéria Salmonella sp presente nas fezes de pombos e outros animais. Gera uma toxinfecção alimentar com sintomas como febre, diarréia, vômitos, e dores abdominais. Suas fezes, em contato com alimentos como verduras, frutas, podem acarretar nessa doença.

Ornitose:
também conhecida como psitacose, é transmitida por via oral por meio da poeira contendo as fezes secas de aves (pombo, arara, papagaio, perus) e infectadas pela Chlamydia psittaci. O indivíduo infectado pode apresentar febre, vômito, calafrio, mialgia, tosse, cefaléia, acompanhados por comprometimentos das vias aéreas superiores e inferiores. Essa doença é oportunista, isto é,depende do estado de saúde do indivíduo.

Dermatites:
parasitose causada pelo piolho do pombo (ácaros, Ornithonyssus sp.), que provoca erupções na pele e coceiras semelhantes às de picadas de insetos.

Alergias:
ocasionadas pela inalação de penugens de pombos ou de um ar rico em poeira das fezes dos pombos. Pode causar rinites, ou crises de bronquite em pessoas sensíveis

Bacteriana: paratifóide, Vibriose, salmonelose, listeriose e Pasteurelose. Viral: encefalite, meningite, Encefalite. Micótica: histoplasmose, candidíase, Sarcosporidiosias e blastomicose.Protozoários: tricomoníase Toxoplasmose e Trypansomiasis americano.





Formas de pagamento:

Desentupidora Loremi | A Melhor Desentupidora do Brasil - Termos de Uso - Todos direitos reservados. | (11) 3925-6000 - (11) 3922-3030 | Central de Atendimento | Topo