Atendimento Imediato

Central de Atendimento
São Paulo
(11) 3922-3030

Rio de Janeiro
(21) 3500-6632

Cupim Subterrâneo

Cupim Subterrâneo – saiba mais sobre ele!


Cupim subterrâneo ou Cupim de Solo recebeu este nome por normalmente construir seu ninho no solo. Mas apesar do nome, eles não se restringem ao solo, podendo construir seu ninho em vãos de construções, laje, paredes duplas, entre outros. Esta é sua principal diferença em relação aos cupins de madeira seca que constroem seu ninho na própria madeira que servirá como alimento.

Uma das principais características que torna este, o pior tipo de cupim é o fato de eles se locomoverem em estruturas que não sejam de madeira, podendo ir em busca de alimentos que estejam próximos ao ninho. Em ambiente urbano o ninho pode ser construído em meio ao reboco das paredes e tijolos. Uma vez estabelecido o cupinzeiro eles saem em busca de alimentos, transitando através de túneis construídos pelos cupins operários nos solos, paredes, pisos, conduítes, etc. Em alguns casos estes túneis construídos para encontrar alimento podem chegar a 30 ou 50 metros.

O cupins subterrâneos estão na primeira posição quando o assunto é causar danos e prejuízos. Um ninho maduro do cupim subterrâneo pode causar severos danos a uma estrutura em cerca de 3 meses.

Qualquer sinal de ataque deste tipo de cupim deve ser combatido imediatamente ou o prejuízo pode ser em proporções absurdas. No mundo inteiro calcula-se que o prejuízo anual ultrapasse os 10 bilhões de dólares , sendo que os grandes responsáveis por este prejuízo são os cupins subterrâneos.

Pesquisadores ingleses calcularam que seria necessário um valor de aproximadamente 2 bilhões de dólares para desinfectar os edifícios contaminados no mundo inteiro.



Como se prevenir do Cupim Subterrâneo.

De todas as espécies e tipos de cupins, o cupim subterrâneo é o maior causador de prejuízos, chegando a casa dos milhões de dólares no mundo inteiro. Hoje vamos dar algumas dicas de como se prevenir contra estes insetos. Se você não conhece este tipo de cupim, recomendamos a leitura do nosso artigo:Cupim subterrâneio – Saiba mais sobre ele!

Muitas pessoas não dão importância a este pequeno inseto, mas quando se deparam com um ataque se assustam com o prejuízo levado. Quando conseguem combater, a estrutura já está bem comprometida.
Uma colônia desse
cupim pode chegar a 6,5 milhões de cupins aproximadamente, e em menos de 3 meses podem causar danos severos a qualquer estrutura de madeira. Por isso a prevenção é a melhor forma de combater este inseto.

Vamos ver abaixo algumas dicas de como se proteger dos cupins subterrâneos:

1° Utilizar madeiras que naturalmente são inatacáveis por cupins, tais como: peroba do campo, peroba rosa, jacarandá, pau ferro, braúna, gonçalo alves, sucupira, copaíba, orelha de moça.

2° Sempre vistoriar rodapés, quinas, forros, armários, e outras estruturas de madeira para identificar qualquer infecção em fase inicial, facilitando assim o controle.

3° Evitar deixar rachaduras e frestas nas paredes, pois elas podem servir de entrada para instalações de colônias de cupins.

4° Evitar madeiras e celuloses desnecessárias. Limpar o terreno, eliminando troncos, raízes e restos de madeiras que possam atrair e alojar cupins.

5° Tratamento do solo com produtos químicos. Esta técnica consiste em criar uma vala ao redor da casa, preencher com inseticidas e cobrir novamente com terra. Esta medida deve ser usada com cuidado, pois o efeito químico do remédio pode durar por muito tempo, contaminando o solo e também os possíveis lençóis freático.

Formas de pagamento:

Desentupidora Loremi | A Melhor Desentupidora do Brasil - Termos de Uso - Todos direitos reservados. | (11) 3925-6000 - (11) 3922-3030 | Central de Atendimento | Topo