Como acabar com percevejos no colchão

Descubra alguns métodos que vão ajudar a eliminar e evitar que essas pragas tomem conta de sua cama

Alguma vez na sua vida você sentiu uma coceira ou um ardor que durante o dia sumia? Provavelmente sim. E se essa mesma sensação ocorresse todos os dias, no mesmo ou diferentes partes do corpo? Se sim, você pode estar dormindo acompanhado de alguém muito menos interessante que seu cônjuge: em sua cama pode haver alguns percevejos.

Como sua picada dura em média de cinco minutos (basicamente uma refeição), acontece em períodos noturnos, geralmente quando a vítima está dormindo, e injeta analgésico no corpo o qual está retirando sangue, raramente a presa (nós) sente alguma coisa antes de algumas horas após a mordida.

Percevejos de cama ainda são insetos pouco identificados em casas, hotéis e hospitais no Brasil. Até a década de sessenta era comum no País, mas com o avanço dos inseticidas diminuiu e ficou restrito à populações mais carentes e presídios. Mas nos Estados Unidos, Europa e Astrália ainda são comuns e, graças ao turismo de brasileiros nesses países, esses insetos estão retornando para cá em malas, roupas, travesseiros e cobertores.

Confira as dicas da Loremí para acabar com os percevejos de colchão

Atuando de forma preventiva, a Loremí – que tem vasta experiência na área por tratar percevejos em Santos e no Metrô de São Paulo desde 1989 – apresenta um protocolo cheio de dicas para poder destruir esses insetos de forma definitiva e também evitar que eles voltem a residir em seu colchão.

Inicialmene é necessário descobrir qual local da cama exatamente os percevejos estão vivendo – ou se é uma infestação e estão por todas as partes. Pés da cama, frestas, rachaduras, locais fechados, espaço entre a cama e o estrado… é preciso fazer uma vistoria completa para assegurar que o tratamento terá eficiência máxima.

Os percevejos de colchão não possuem alta tolerância ao calor, portanto uma técnica bem utilizada e eficiente é a aplicação de vapor quente em todos os locais infestados pelos insetos. A temperatura ideal é de cinquenta graus e o equipamento deve ser manuseado sobre todos os canto, roupas de cama, travesseiro, roupas, cortina e em outros elementos semelhantes do quarto.A maior vantagem de calor é que ele encontra os percevejos e seus ovos onde eles estão escondidos, matando ambos.

Deixar o colchão tomando um banho de sol também é suficiente para aniquilá-los, mas demora algumas horas a mais. Temperaturas abaixo do grau de congelamento são eficientes contra os percevejos, mas é inviável, visto que demora alguns dias eles morrerem de frio. Isso está relacionado ao fato d’os percevejos conseguirem sobreviver mais de um ano sem se alimentar.

Um método um tanto quanto surpreendente é a aplicação de cúrcuma em pó nas possíveis pequenas tocas dos percevejos. Graças ao alto teor de seu composto ativo, a curcumina, esse ingrediente afeta o ambiente que facilita a sobrevivência dessa praga. A cúrcuma impede o fornecimento de oxigênio aos insetos, matando-os ou obrigando-os a sair de seus lares – se conseguirem.

Aliás, é importante passar aspirador de pó nos tapetes, carpetes e objetos do tipo, pois eles são locais ideais para os percevejos sobreviverem e se reproduzirem.

Se nada disso resolveu o problema, pois há uma grande infestação, a única solução é solicitar à Loremí uma detetização com produtos químicos, obrigando a desocupação da residência por 48 horas. Afinal, se eu não durmo em minha própria cama, ninguém mais dorme.

Categoria: Controle de Pragas, destaque | Tags: .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>