5 cuidados necessários após o desentupimento de pias e ralo

Há dias em que nos deparamos com um problema bastante comum em casa: o entupimento de algum ralo ou pia. Não bastasse o incômodo, depois de buscarmos assistência ainda corremos o risco de ver o problema novamente em questão poucos dias.

Como evitar que isso aconteça? Trouxemos algumas informações e 5 cuidados necessários que você precisa ter após lidar com o desentupimento.

Não descarte resíduos nas pias e ralos

Tome cuidado com pedaços de alimentos que podem ser jogados pela pia. Certifique-se de jogar todas as sobras no lixo orgânico, e isso vale até para pequenos resíduos, como grãos. Por menores que sejam, o acúmulo destes pode entupir o cano facilmente.

A gordura também é uma grande causadora de problemas, pois se deposita nas paredes da tubulação e, com o passar do tempo, vai formando uma camada mais grossa, chegando até a bloquear por completo a passagem da água. Evite isso, recicle a gordura usada e a armazene em garrafas pet para depois levá-la até os pontos de coleta.

Nos ralos, tanto internos quanto externos, o cuidado com os resíduos se refere a tufos de cabelo, folhas, pedaços de papel e plásticos, fios de tecidos e pedaços de sabonete, que acumulados se concentram e bloqueiam a descida da água.

Evite buscar ajuda em última hora

É comum o ralo ou a pia entupirem naqueles momentos mais inesperados do dia. Pra piorar, algumas pessoas tentam contornar o entupimento utilizando métodos alternativos, o que não faz com que o problema desapareça, trazendo a falsa impressão de resolvido. Para não causar estragos maiores, previna-se sempre e quando o pior ocorrer, chame um serviço especializado o quanto antes.

Cuidado com os métodos caseiros

Quem não conhece alguém que, ao primeiro sinal de entupimento, busca as mais variadas formas de se livrar do problema? Utilizar métodos caseiros é uma prática muito comum e, embora possa auxiliar em um momento de aperto, também pode causar aborrecimentos. O ideal é que, se forem realmente necessários, que sejam utilizados com cautela.

Entupiu? Não force a descida da água com objetos, como facas e garfos, pois há o risco de furar o cano. Produtos químicos como a soda devem ser evitados, pois podem alcançar altas temperaturas e se não manuseados corretamente causam acidentes. A água quente, também bastante utilizada, pode danificar tubulações de plástico, por isso, tenha sempre conhecimento do material em que são feitas.

Mantenha a limpeza das instalações em dia

Dê atenção à limpeza da caixa de gordura, que deve ser feita regularmente para evitar o acúmulo de resíduos que causam transbordamento da caixa e, em piores casos, o refluxo da água suja para a pia. O ideal é que sejam limpas a cada 3 meses em residências. Os sifões dos ralos também devem ser limpos a fim de remover qualquer resíduo que possa bloquear o escoamento da água.

Solicite suporte da empresa

É importante garantir da empresa contratada uma visita posterior ao serviço caso o problema de entupimento volte a aparecer em um espaço muito curto de tempo. Isso pode acontecer com qualquer um e ninguém – tanto empresa quanto cliente – quer ficar com a sensação de serviço e dinheiro perdido.

E você, utiliza algum destes cuidados em sua casa? Aproveite as dicas e compartilhe suas ideias também!

Categoria: Desentupidora, destaque | Tags: .

Comments are closed.